sobre os autores

ANTONIO SAGRADO LOVATO

É empreendedor social e cineasta. Estudou Engenharia de Gestão e Licenciatura em Física na Universidade Federal do ABC e Cinema e Teatro em cursos e oficinas livres. É idealizador e diretor do filme Quando sinto que já sei e do projeto Educação de Alma Brasileira pela Vekante, onde desenvolve projetos culturais e educacionais com foco na transformação social. Foi cofundador do Movimento Entusiasmo e da Virada Educação. Atualmente é coordenador de Educação na Ashoka Brasil.

BRUNO BISSOLI

Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou especializações em negócios sociais e mediação de conflitos, com ênfase em conflitos escolares. Trabalhou como voluntário na ONG Crea+ Brasil e no Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC). Formou-se no módulo Formação de Governantes, da Escola de Governo. Fundador e educador do Pé na Escola, organização de educação política e em direitos humanos.

CAIO DIB

Fundador do Caindo no Brasil e educador do Santi_napraça, na Escola Santi. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, integrou equipes de instituições como Abril Educação, Colégio Bandeirantes e Instituto Natura. Além disso, é autor de Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação e Educação reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola.

MARIANA VILELLA

Advogada e pesquisadora. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou em ONGs e projetos de extensão universitária na área de Educação. Formada na Escola de Governo. Cofundadora e educadora do Pé na Escola.

RENATA FERRAZ

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Direito na USP. Membro do Grupo de Pesquisas em Direito à Educação e Direito Educacional da Faculdade de Direito da USP e educadora no Centro de Referências em Educação Integral. Foi cofundadora e educadora do Pé na Escola, sempre trabalhando com direito à educação e educação em direitos humanos.

TATHYANA GOUVÊA

Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP) e administradora pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Educação pela USP. Foi coordenadora de projetos sociais e professora de graduação e pós-graduação. Atualmente é consultora e pesquisadora de inovação educacional e educação transformadora.

VANESSA PINHEIRO

Graduada em Direito pela USP, realizou mestrado profissional em Administração Pública pelo Instituto Nacional de Administración Pública da Espanha. Especializou-se em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra, Arte para Educadores no Instituto Brincante e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP. Foi cofundadora do Pé na Escola e colaboradora da Reevo (rede de educação alternativa).

 

curadores

CLEUZA REPULHO  |  HELENA SINGER  |  NATACHA COSTA  |  PILAR LACERDA  |  RAFAEL PARENTE